quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ar Condicionado Automotivo - 10 defeitos mais comuns

ITEM
DEFEITOS
CAUSA PROVÁVEL
SOLUÇÃO DO PROBLEMA
1
Vibração do radiador
Os coxins estão danificados ou os suportes do coxim estão soltos
Trocar os coxins ou suportes
2
Radiador está com a colméia (bloco de refrigeração) vazando
A colméia pode estar fraca, ou tem algum tubo com vazamento
Trocar a colméia ou verificar se são os tubos que estão com problemas e soldar, fazer uma averiguação completa no sistema
3
Radiador com vazamentos de água
Alguma batida no radiador, falta de manutenção por tempo de uso
Fazer um teste para constatar os vazamentos fazendo uma limpeza química e após providenciar o conserto com solda especifica, exemplo de solda de estanho, prata ou alumínio
4
A água do radiador está misturando com óleo
Verificar a junta do cabeçote, após muito tempo andando com a temperatura aquecida pode ter queimado
Testar o radiador caso seja acoplado ao mesmo elemento de óleo e este não tiver vazamento levar ao mecânico para devidas inspeções no motor
5
Temperatura muito alta, além do normal
Nas seguintes situações as canaletas podem estar obstruídas, ou aletas amassadas, cebolão com defeito, falha na ventoinha, falta da válvula termostática
Fazer uma limpeza química no radiador, trocar o cebolão, fazer o indireitamento das aletas, e se for o caso trocar a hélice colocando sempre uma original
6
A água do radiador está sumindo percebe-se pela manhã
Pode estar vazando pela tampa, ou nas mangueiras, as braçadeiras estão faltando aperto, talvez o próprio radiador esteja vazando junto a bomba d'água no selo ou bloco do motor
Fazer as devidas verificações no sistema e providenciar a substituição do que estiver danificado (bomba d'água, braçadeiras, mangueiras e até mesmo válvula termostática)
7
Radiador com as aletas amassadas
O grande causador normalmente desta anomalia são os lava-jatos, que ao efetuarem a lavagem do veículo, batem o esguicho que é forte em direção ao radiador assim ocasionando este problema, em se tratando de colméia pode acontecer por estar fraca e pode acabar até se soltando
Levar a uma oficina especializada em radiadores p/ providenciar o seu indireitamento, pois o radiador necessitar estar livre para passagem de ar, no caso de colméia recomendamos uma inspeção para se verificar se somente um indireitamento resolve ou se há necessidade de substituir por uma nova
8
Radiador corroído e dando vazamento
Falta de manutenção preventiva com o sistema de arrefecimento do veículo a não utilização de aditivo corretamente
Fazer inspeção em uma oficina especializada em radiadores para a sua verificação e se não tiver o hábito de usar aditivo este deverá ser modificado, pois o aditivo tem a finalidade de proteção
9
A água do radiador não está circulando corretamente
Pode estar com problema na válvula termostática, ou na bomba d'água ou as aletas do radiador estão com alguma obstrução
Deve-se providenciar a inspeção dos componentes e se comprovada imperfeição no funcionamento substituí-los ou providenciar a troca do radiador
10
Radiador com vazamento nas caixas de metal ou de plástico
Falta de aditivo, pois sem ele as caixas plásticas acabam se ressecando, ou algum tipo de pressão anormal do sistema do veículo, podendo ser até mesmo uma válvula de pressão com funcionamento incorreto, no caso do metal pode ser que a solda tenha se quebrado, o que não é normal
Providenciar a substituição da caixa de plástico o que só poderá ser confirmado após a sua inspeção por técnico especializado, ou até mesmo a substituição do radiador para o bom funcionamento de todo o sistema de refrigeração, no caso do metal providenciar o conserto com a devida solda especifica para este tipo de tratamento, com uma verificação no sistema (coxim, suportes, etc), para uma solução definitiva.

É recomendado fazer uma manutenção preventiva no radiador a cada 6 meses ou 30.000km.

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